Aplicativo grátis CNH Digital: Veja como o app funciona e como fazer a sua

A CNH Digital é um novo recurso disponível para todos os motoristas. Desde o início de 2018, aplicativo grátis CNH digital funcionou como um salva-vidas para muitos motoristas que se distraem facilmente. Anteriormente, esquecer sua carteira de motorista seria um problema; no entanto, com esta nova versão, isso não será um problema para quem a usa.

Quem dirige provavelmente já esqueceu a carteira de motorista em casa em algum momento. Ter que sair de algum lugar para encontrar uma parada de trânsito no caminho é o pior. Quando isso acontecer, você perceberá que esqueceu sua licença em casa. Não há sensação pior do que esta.

O DENATRAN, Departamento Nacional de Trânsito, fez da CNH Digital uma solução prática para o problema comum de esquecer a carteira de motorista em casa. Pedestres que esquecem a habilitação recebem multa, mas os motoristas frequentemente também esquecem a habilitação.

Ao ter acesso imediato à sua carteira de motorista a qualquer hora e lugar, os motoristas podem facilitar melhor o processo de inspeção. Os motoristas podem então aproveitar uma alternativa mais prática e eficiente para dirigir com o sistema antigo.

Embora a CNH Digital seja nova, poucos motoristas a utilizam. Alguns não conhecem o recurso, enquanto outros duvidam de seu valor. Preparamos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre a CNH Digital e o aplicativo gratis cnh digital. Por favor, continue lendo!

CNH Digital: como funciona?

A CNH eletrônica funciona da mesma forma que uma cópia impressa. É preciso ter cuidado ao usá-lo, pois depende da bateria do celular. Os usuários devem sempre ficar atentos à duração da bateria do celular e tentar evitar a perda de energia na hora errada. Uma versão offline do documento digital está disponível para consulta.

O aplicativo grátis da CNH Digital

Para visualizar seu passe de trânsito eletrônico, você pode usar o aplicativo CDT, que significa Digital Transit Card. O aplicativo gratis cnh digital  está disponível tanto na Apple App Store quanto na Google Play App Store. Usando o aplicativo, você pode solicitar uma versão digital do seu passe e consultá-lo.

Veja como emitir sua Carteira pelo aplicativo grátis da CNH digital 

Para solicitar a Carteira Digital, você deve ter uma cópia impressa da sua CNH com uma imagem do código QR no verso. Além disso, você deve obter um certificado digital. Caso não possua, será necessário comparecer pessoalmente a um escritório do Detran para concluir o processo de inscrição.

 

Para obter a Carteira Digital de Trânsito — também conhecida como app CDT — os usuários devem primeiro baixar o aplicativo grátis CNH digital na Google Play ou App Store.

O aplicativo grátis CNH digital solicita determinadas informações, que devem ser fornecidas durante a Etapa 2.

Ao clicar no link “ativar” no recibo de e-mail, você inicia o processo de registro.

Adicione um documento ao aplicativo pressionando o botão adicionar documento após o login.

A partir daqui, você deve escolher se deseja obter um certificado digital. Em caso afirmativo, selecione a opção “pelo celular” e o guia explicará como obter um. Como alternativa, você pode optar por visitar o DMV pessoalmente se não quiser um certificado.

Após selecionar a opção “pelo celular”, você deve usar a câmera do seu celular para ler o código QR no verso da sua carteira de habilitação física. Em seguida, você deve realizar um teste de prova de vida que usa movimentos reconhecidos pela câmera, como piscar um olho de cada vez.

Depois de digitar o número do seu celular, você terminou. Isso lhe dá acesso a uma versão digital da sua CNH.

Antes de visualizar seu documento digital, você precisará inserir uma senha de quatro dígitos. Toda vez que você acessar o documento, você precisará digitar essa senha.

A CNH Digital tem a mesma validade que a convencional?

A CNH Digital tem a mesma validade de uma carteira de motorista convencional. No entanto, os dois não se substituem – em vez disso, é obrigatório que os motoristas tenham suas versões impressa e digital. A razão para isso é que a versão impressa é um item essencial exigido tanto para a emissão quanto para a validação da licença digital.

A Agência Nacional de Aviação Civil, ou ANAC, aprovou o uso do documento CNH Digital para check-ins de voos domésticos. Por conta dessa homologação, vale ressaltar que o documento digital tem a mesma validade da carteira de habilitação impressa em todo o Brasil.

A CNH Digital oferece muitos detalhes adicionais que vale a pena conhecer

Antes de terminar o artigo, é fundamental saber que o Portal de Serviços DENATRAN pode informar se a CNH Digital está disponível em seu estado. Qualquer pessoa que verifique este artigo já deve ter respostas para muitas perguntas já respondidas no artigo.

A CNH Digital é um recurso útil para quem quer evitar esquecer sua carteira de motorista. Ao adquirir o recurso, você pode acessar as informações que acabamos de apresentar na seção anterior.

Ao baixar o aplicativo no celular, os motoristas podem acessar diversos benefícios via CNH Digital. Por isso, vale a pena solicitar a nova versão do app e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Se quiser saber mais sobre este artigo, subscreva a nossa newsletter para se manter a par do mundo automóvel.