Saiba como utilizar o SUS para realizar um implante dentário

O implante é uma realidade que está muito presente no Brasil, porém são baixos os números das pessoas que têm condições de realizá-lo, e se você precisa, saiba como conseguir um implante pelo SUS.

Bem provavelmente já tenha ouvido dizer que “o sorriso é nosso cartão de visita”, e apesar de bastante abatida, não deixa de ser uma verdade. Porém o cuidado com a saúde bucal é algo que vai muito além da aparência.

E apesar de tudo, uma boca saudável é sinônimo de uma boa alimentação, facilidade para falar e uma maior segurança para poder se relacionar com outras pessoas.

O Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo. São mais de 300 mil profissionais, segundo os dados do Conselho Federal de Odontologia. Porém, isso não significa que todos os brasileiros possuem uma boa saúde bucal.

Mas, muito pelo contrário, uma pesquisa do Ministério da Saúde relatou que cerca de 55,6% dos brasileiros não se consultam com o dentista diariamente.

Também mostrou que entre as pessoas com 18 anos ou mais, 11% perderam todos os dentes. E infelizmente 41,5% dos brasileiros estão acima dos 60 anos.

Antigamente, o acesso dos brasileiros à saúde bucal era um pouco mais limitado do que nos dias de hoje, e ir ao dentista, então, era uma tarefa ainda mais complicada

A combinação desses dois fatores causaram na população diversos danos aos dentes e faziam com que a única solução disponível que lhes restavam pela rede pública era a extração.

Enfim, por se tratar de uma questão que esteja ligada à qualidade de vida, existem meios gratuitos para problemas com a saúde bucal. 

Essa é uma técnica que é considerada bastante eficaz para algumas pessoas que necessitam do tratamento, porém é um custo muito elevado e a maioria da população não tem acesso a ele. 

E é nessa hora que o SUS entra!

Já ouviu falar que ele oferece o implante dentário sem custo algum, e isso é feito através do programa Brasil Sorridente?

O Brasil Sorridente permite o acesso gratuito para os brasileiros ao tratamento odontológico através do SUS. As ações e serviços do Brasil Sorridente atendem cidadãos de todas as idades. 

Esses serviços são oferecidos nas Unidades de Saúde Família, postos de saúde, unidades móveis, centros especializados e hospitais.

Lembrando que para conseguir o implante dentário gratuito, você necessita ter o cartão SUS cadastrado na cidade.

Atualmente existem aproximadamente 19 cidades em todo Brasil que realizam o implante dentário através do SUS. Então antes de tudo, certifique-se que a sua cidade é uma delas.

 

Como funciona o implante dentário pelo SUS?

Depois de confirmar que sua cidade faz parte do programa Brasil Sorridente, para solicitar o implante pelo SUS, você deverá ir até um posto de saúde e com o Cartão SUS dar início ao requerimento.

Em seguida, o médico do posto de Saúde irá avaliar e caso houver a necessidade, ele te encaminhará ao especialista.

Sua consulta será agendada com um profissional da área, que irá avaliar a sua situação e logo te encaminhará a lista de espera do SUS e solicitar os exames necessários.

Para realizar o implante dentário tem alguma restrição?

Se está pretendendo fazer o implante dentário, precisa saber que é necessário estar com um bom estado de saúde.

Pessoas com diabetes, doenças crônicas, anemia, infecções, e pressão alta só poderão realizar o procedimento, se estiverem sob acompanhamento médico e tomando regularmente a medicação.

Quais exames são necessários para a realização?

Antes de colocar o implante, o ideal é avaliar o estado do osso que  está localizado abaixo da gengiva, e para isso, é necessário um dos dois exames:

  • Radiografia panorâmica: se trata de um raio-x tirado do complexo maxilo-mandibular, servindo para diagnosticar doenças dos dentes ou dos ossos da face do paciente.
  • Tomografia computadorizada:oferece uma imagem mais detalhada da área digitalizada dentro da boca.

Além desses exames, é recomendado a realização de mais alguns outros exames, para saber exatamente a situação de saúde do paciente, e descartar possíveis infecções, taxas de glicose, entre outros.

Prontinho! Agora que você já sabe como conseguir um implante dentário totalmente gratuito pelo SUS, poderá melhorar o seu sorriso!