Calendário do Auxílio Brasil: Confira as datas atualizadas

advertising

O governo federal abriu um precedente em agosto ao antecipar as parcelas do Auxílio Brasil. Neste momento, em setembro, a segunda parcela de 600 reais vai ser distribuído para mais de 20 milhões de famílias. 

Aliás, o primeiro pagamento do novo valor vai continuar até o final do ano, mas caiu na conta do beneficiário em até dez dias antes no mês de agosto. Com início previsto para o dia 18, o Calendário Auxílio Brasil de 600 reais iniciou no dia 9 de agosto e terminou na segunda-feira, 22/08. 

No entanto, com a mudança de data, as famílias estão se perguntando se também vai haver a antecipação da próxima parcela do Auxílio Brasil. Até lá, o cronograma do benefício do 9º mês começa no dia 19/09 para estabelecer depósitos para os inscritos com NIS final 1.

advertising

Oficialmente, o governo federal ainda não comunicou uma nova data de pagamento em setembro. No entanto, em entrevista ao programa “A Voz do Brasil”, o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, falou a respeito da nova dinâmica de pagamentos e disse que o governo tem planos de antecipar os outros calendários do Auxílio Brasil até o final do ano.

Segundo Bento, a modificação no cronograma representa uma melhoria no processo de pagamento dos programas sociais do governo. Assim, para renovar este procedimento, o ministério usou o Cadastro Único como plataforma base.

A respeito da antecipação do Auxílio Brasil em agosto, o ministro explicou “Esse processo de aprimoramento, assim como a geração da folha de pagamento do mês de uma maneira mais rápida, proporcionou que nós conseguíssemos fazer um pagamento na primeira quinzena do mês”.

Além disso, a respeito dos outros calendários de pagamento do benefício, o ministro afirmou “E é esse o nosso propósito, que a gente continue fazendo esse pagamento dos beneficiários do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás na primeira quinzena dos meses subsequentes ao mês de agosto”.

Portanto, é provável que o Ministério da Cidadania comunique em breve um novo Calendário Auxílio Brasil antecipado para o mês de setembro. O novo horário deverá ser divulgado através do Diário Oficial da União.

Calendário de setembro

Conforme mencionado anteriormente, o ministro da Cidadania afirmou a intenção do governo de adiantar de novo o Calendário para às duas primeiras semanas do mês.

Além disso, outro fator que influencia a decisão de antecipar de novo o pagamento do benefício é que a parcela de 600 reais paga em setembro vai ser o último depósito antes do primeiro turno das eleições presidenciais marcada para 2 de outubro.

advertising

No entanto, embora o governo não tenha anunciado o novo Calendário em setembro, as datas oficiais anunciadas no início do ano ainda se aplicam. Confira (por enquanto) quando vai ser posta a próxima parcela de R$ 600 do benefício:

Calendário Auxílio Brasil de 600 reais em setembro:

Número final do NIS Data de depósito
1 19 de setembro;
2 20 de setembro;
3 21 de setembro;
4 22 de setembro;
5 23 de setembro;
6 26 de setembro;
7 27 de setembro;
8 28 de setembro;
9 29 de setembro;
0 30 de setembro.

Auxílio Brasil: como saber se fui aceito?

O Auxílio Brasil é dado às famílias do Cadastro Único (CadÚnico) que renovaram seu cadastro nos últimos 24 meses e atestarem que sua renda mensal por pessoa não ultrapassa 105 reais (extrema pobreza) ou que a renda mensal per capita está entre 105,01 e 210,00 reais (Situação de Pobreza).

Além disso, outra dúvida comum entre os beneficiários é: se a pessoa que obter um emprego formal ou formalizar se como MEI poderá receber o benefício? Sim, é possível tornar se MEI e continuar recebendo o Auxílio Brasil. 

Em agosto, o Ministério da Cidadania eliminou a lista de espera pela segunda vez. De julho ao mês passado, 2,2 milhões de novas famílias foram inscritas no programa. De novembro de 2021 até hoje, mais de 7 milhões de famílias foram incluídas. 

A primeira vez que a fila do programa foi zerada foi em janeiro, quando 3 milhões de beneficiários entraram na folha de pagamento. No entanto, para saber se sua família poderá receber o próximo auxílio, o responsável familiar poderá realizar uma consulta por meio do CPF através do app do programa social. 

Contudo, o aplicativo Auxílio mostra o status da parcela (caso esteja bloqueada ou liberada para saque), bem como o valor e a data do depósito.

Leia também:

Novas parcelas do Auxílio Gás: Veja como se inscrever para ter direito

Benefício de Prestação Continuada (BPC): Como funciona e quem tem direito?

Confira as novas regras do Auxílio-Doença e tire todas as suas dúvidas

Vai ser pago até quando o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil é um programa permanente do governo federal, portanto, não há prazo para expirar. No entanto, o valor de 600 reais vai ser pago provisoriamente até dezembro de 2022. Até 2023, o ticket médio desse benefício deverá valtar para 400 reais.

Fonte: o conteúdo foi retirado do site “www.acheconcursos.com.br”.